Recrutamento e seleção que tem a função de atrair e escolher as pessoas mais indicadas para trabalhar em uma determinada vaga de uma organização.
Além disso, é muito comum que esses termos sejam empregados juntos, como se fossem sinônimos ou atividade única, quando na realidade são funções distintas, que se complementam e dependem uma da outra para terem sucesso.
É indispensável conhecer a diferença entre recrutamento e seleção para entender como o processo funciona. Vamos entender melhor cada uma delas a seguir.
O que é recrutamento?
É o anúncio da vaga, ou seja o conjunto de informações, de procedimentos e de técnicas utilizados para atrair candidatos potencialmente qualificados para ocupar as posições existentes em uma organização. Sua finalidade é trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias.
Nesta etapa também ficam a descrição das vagas, a divulgação nos canais pertinentes e o recebimento de currículos e aplicações. É o primeiro contato entre a empresa e um talento, então, quanto melhor e mais específica for à divulgação da vaga, mais chance que candidatos aderentes à função encaminhem o currículo.
O que é seleção?
A seleção ocorre quando há um certo número de candidatos previamente recrutados para a vaga e possui o objetivo de escolher quem ocupará o cargo em questão.
Os critérios para fazer uma boa seleção são variáveis, conforme as características do cargo em questão. No processo de recrutamento e seleção são utilizadas diferentes ferramentas e táticas que tornam os resultados mais certeiros, como veremos em detalhes. Algumas maneiras de realizar essa seleção podem incluir:
*Provas escritas;
*Testes de habilidades;
*Entrevistas presenciais ou por Meet;
*Vídeos;
*Dinâmicas em grupo;
*E muitos outros.
Como podemos ver, desde o início do recrutamento até o final da seleção, existem inúmeras ações e atividades que visam encontrar os candidatos que estão alinhados ao perfil desejado pela empresa. Sempre com maior potencial de envolvimento com a cultura organizacional.
Qual a importância do processo de recrutamento e seleção?
A realização de um processo de recrutamento e seleção tornou-se uma parte importante na estrutura empresarial. Isso porque existem muitos benefícios envolvidos e eles podem otimizar diversos setores e funções, gerando, assim, mais lucro e eficiência.
Quando existe dificuldade na atração dos candidatos, por exemplo, o grande desafio é garantir que os valores e a maneira de trabalhar do candidato tenham a ver com a cultura organizacional.
Imagine uma contratação com profissionais que não se encaixam na estrutura da empresa. Os indicadores tendem a demonstrar que o resultado deste processo foi negativo, pois acabou gerando desperdício de energia, tempo e dinheiro. Com isso, sabemos que uma seleção e recrutamento adequados ajuda na redução do turnover na empresa, fazendo com que haja menor rotatividade.
Outro ponto a observar é que a sucessão de liderança também será mais fácil, uma vez que você terá apenas pessoas bem capacitadas, qualificadas e propriamente alinhadas com a visão e missão da sua empresa no quadro de funcionários.
Comments